7 formas de praticar a autoterapia e diminuir a ansiedade

Atitudes que dependem apenas de você servem como autoterapia, e podem potencializar o bem estar de seu dia a dia

Publicado em: 05/06/2018 09:06

A ansiedade é um sentimento inato ao ser humano. Todos nós já estivemos em um momento de angústia, onde temíamos o futuro, mesmo sem saber o que aconteceria nele. E esta sensação impossibilitadora não é incomum aos brasileiros, já que segundo a Organização Mundial de Saúde, nós somos o país com as maiores taxas de ansiedade do mundo.


Sentir-se muito preocupado, impotente diante das situações rotineiras e com uma constante sensação de incômodo interno pode indicar um distúrbio de ansiedade. Da mesma forma, manifestar dificuldade de concentração, descontrole sobre os pensamentos e problemas para dormir também podem indicar que algo não vai bem na saúde mental.

Somente um profissional é capaz de diagnosticar uma condição de saúde emocional. No entanto, existem algumas ações de autoterapia, quando o indivíduo promove ações terapêuticas em si mesmo, que podem contribuir para amenizar os sintomas da ansiedade. É importante dizer que essas práticas não substituem o contato com um profissional, mas podem ajudar a amenizar a brutalidade da vida cotidiana.

 

1. Medite
A meditação pode ser uma valiosa ferramenta na luta contra a ansiedade. E você não precisa frequentar um estúdio de Yoga para poder praticá-la. Atualmente, existem aplicativos capazes de orientar pessoas que estejam interessadas na meditação de maneira descomplicada e prazerosa. A técnica promove um maior foco no agora, relaxando a mente e o corpo.

 

2. Pratique atividades físicas
De acordo com um estudo publicado pelo periódico Perception and Motor Skills, realizar atividade físicas potencializa o bem estar, e afasta os pensamentos negativos, que normalmente estão presentes quando estamos vivendo um quadro de ansiedade. Portanto, fazer uma caminhada ou ir a academia durante crises ansiosas pode ser uma boa ferramenta para lidar com a situação.

 

3. Tenha contato com atividades artísticas
Segundo a psiquiatra Célia Mendes, atividades como pintar, escutar música ou dançar, podem ser uma boa alternativa para escapar da ansiedade. Estimular a criatividade é prazeroso, e traz felicidade ao nosso dia a dia.


4. Ria
Mesmo em momentos em que o nosso humor esteja em baixa, é possível exercitar o riso. Assista à filmes de comédia, brinque com as crianças, ou jogue algo que promova o divertimento. O importante é garantir que uma boa gargalhada esteja presente ao menos uma vez durante seu dia. Isto pode trazer um maior senso de leveza a sua vida. "O sorriso melhora o bom humor, eleva a autoestima te deixa mais seguro", diz a psicóloga Melina Blanco Amarins, do Hospital Albert Einstein.


5. Escreva um diário
"Um diário pode levar à reflexão e revelar como nossos humores oscilam. Assim, aprendemos a identificar nossas emoções e melhorar nossas respostas aos estímulos do dia-a-dia" , afirma o psicólogo Edson Laino, de Botucatu, em entrevista ao Portal Minha Vida. Escrever um diário proporciona o desabafo sem o constrangimento e julgamentos, e possibilita que quem escreva possa materializar pontos negativos da vida, tornando mais claro quais aspectos devem ser mudados para melhorar o bem estar. Além disso, para quem tem ansiedade, a escrita pode funcionar também como válvula de escape, já que você estará amenizando os pensamentos negativos de sua mente, transferindo-os para o papel.

 

6. Automassagem
Segundo a psicóloga Carolina Papini, o contato e a consciência corporal oferecem mais confiança em si, o que diminui a ansiedade. Portanto, reserve um tempo de seu dia para massagear-se das cabeças aos pés, pois isso promoverá um maior relaxamento em sua mente, afastando os pensamentos turbulentos.

 

7. Alimente-se corretamente
Uma boa forma de praticar a autoterapia, é alimentando-se corretamente. Isto porque alguns alimentos como o espinafre, possuem propriedades que auxiliam na redução da ansiedade. Além disso, carnes e peixes estimulam o organismo a produzir serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. 



Qualquer reclamação, dúvida, comentário ou sugestão são bem vindos.

0800-7723010 | (18) 3851-9020 | (18) 99708-1491

Av. 09 de Julho, 683 - Conj.22 - Centro - Tupi Paulista

portal@abcrede.com.br



Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.